domingo, 19 de julho de 2015

Clube do Filme: Miss Potter

Oláá, como vocês estão? Aqui é a Raíssa da "Estante da Rai", essa semana fiz uma troca com a Eri e vou falar de um filme, maas não vou fugir muito do meu tema porque o filme que escolhi é a biografia de uma escritora. xD

Miss Potter, filme de 2006, estrelado por Renée Zellweger (a eterna Bridget Jones <3) nos conta a história de uma das maiores escritoras de livros infantis de todos os tempos (inclusive uma das influências da JK Rowling), autora de As Aventuras de Pedro Coelho (The Tales of Peter Rabbit) e muitos outros, a inglesa Beatrix Potter.


O filme se concentra somente em alguns anos da vida da escritora, mas anos importantíssimos. A história se passa no começo do século XX, quando ela com pouco mais de trinta anos, contra todas as expectativas da sua família, está prestes a realizar seu maior sonho, publicar seu primeiro livro.
Beatrix vem de uma família de “novos-ricos”, pessoas que não possuem nenhum título de nobreza e ganharam muito dinheiro com a indústria e o comércio, querendo galgar um lugar na sociedade londrina seus pais, sobretudo a mãe, são contrários às suas pretenções de se tornar uma escritora publicada e alcançar sua independência.

Na verdade, nem seus próprios editores, os irmãos, Harold e Fruing Warne acreditavam muito no trabalho dela, entregando esse compromisso ao irmão mais novo dos dois Norman (Ewan McGregor, por quem eu tenho uma queda desde não sei quando hahah), na certeza de um fracasso iminente. Esse descrédito sofrido por ambos, Norman e Beatrix, acaba por uni-los em torno de um objetivo comum: tornar esses livros um sucesso. A parceria dos dois se torna uma grande amizade, eles se tornam tão próximos que acabam por se apaixonar. 


Beatrix Potter e Norman Warne
             
Eu adorei a Beatrix! Ela é destemida, corajosa e feminista, lutando desde o começo pelo que ela quer e pelo que acredita, sendo muito bem sucedida profissional e financeiramente, além de tudo ela era muito educada e encantadora. Houve muito drama na vida de Potter, mas o filme transforma grandes conflitos e perdas em contratempos menores em uma encantada, existência inteiramente virtuosa. Mesmo uma inesperada tragédia pessoal não destrói essa fonte inesgotável de resiliência.

O Norman é realmente apaixonante, não somente porque ele é lindo, educado e meio atrapalhado (de um jeito fofo haha), mas porque ele acreditou na Beatrix e no trabalho dela mesmo quando quase todos diziam o contrário, ele não se intimidou pelo sucesso dela e não tentou diminui-la em nenhum momento, deixando-a crescer e sonhar.

Quase esqueço de citar a Millie (Emily Watson)! A irmã feminista, inteligente e divertida do Norman, que se torna a melhor amiga da Beatrix, ajudando-a a se impor e lhe sendo companheira nos momentos difíceis.

Esse é um filme muito doce e delicado, mas que em momento algum fica chato ou enjoativo pois foi muito bem equilibrado com os tons de drama. Somamos a isso uma fotografia lindíssima e personagens cativantes, além de bastante atenção aos detalhes do período histórico retratado.



Espero que tenham gostado da dica! Deixa aí um comentário com elogio, crítica ou sugestão! ;)

Vejo vocês na próxima coluna da Estante da Rai.

Beeijos,
Rai


>>> Sigam @estantedarai no instagram <<<

2 comentários:

  1. Amei a dica! Já sei que vou gostar *-*
    Ewan tão fofo de bigode hahaha e Renée eterna Ruby pra mim :)

    ResponderExcluir

Comente aqui