domingo, 26 de julho de 2015

Clube do filme: Apocalypto

Olá pessoas! Aproveitando o domingo? Espero que sim! Aqui vai mais uma indicação para esse domingão :)

O filme de hoje é Apocalypto, um épico de ação e drama, escrito, dirigido e produzido por Mel Gibson. Conta uma história que se passa na península de Iucatã, antes da colonização espanhola, durante o período da civilização MaiaO filme apresenta um elenco de atores americanos nativos. O diálogo está na língua Maia Yucatec, a fim de dar um ar de autenticidade.


Sinopse:
O caçador Jaguar Paw (Rudy Youngblood) vive com a sua mulher que está grávida, seu filho e seu pai numa idílica aldeia na selva da América Central. Quando um dia a sua aldeia é atacada por outro povo, ele luta em um massacre no qual o seu próprio pai é assassinado. Ele consegue, apesar de tudo, esconder a sua família num buraco, deixando-os a salvo dos invasores. Juntamente com outros membros do seu povo, acaba por ser capturado e é levado para uma cidade Maia.
Lá as mulheres capturadas são vendidas como escravas e os homens são levados para uma pirâmide, onde serão mortos ritualmente. Quando chega a vez de Jaguar Paw ser sacrificado, acontece um eclipse solar que é interpretado pelo sumo sacerdote como um sinal de que o deus-sol não necessita de mais sacrifícios.
Jaguar Paw e outros prisioneiros são então levados para um campo onde terão que, literalmente, correr pelas suas vidas, enquanto lhes são disparadas flechas e pedras. Ele é bem sucedido na fuga e consegue, mesmo gravemente ferido, embrenhar-se na selva, seguido por um grupo de guerreiros.

Jaguar Paw e seu pai
Não bastasse o coitado estar preocupado em salvar a própria vida, tem que se preocupar o dobro com sua mulher e filho, pois começa a chover muito forte e o buraco que eles estão começa a encher de água. Eu fiquei esperando ele parar no meio da floresta e dizer "Não tem como ficar pior que isso!" hahahahaha, mas claro que ele não faria isso, estou apenas zoando.

Eu assisti esse filme pouco depois que lançou, em 2007, e talvez já tenha visto umas duas vezes, não me recordo. Lembro que gostei todas as vezes que assisti, porque esse filme é muito bom! Pra quem gosta de história, vai achar interessante.

Mulher e filho de Jaguar Paw no buraco
Apocalypto é um mítico conjunto de ação e aventura contra o fim dos tempos turbulentos da grande civilização Maia. Se você tem mania de roer a unha quando fica nervoso ou ansioso, prepare-se haha!

Uma curiosidade engraçada e trágica ao mesmo tempo. Enquanto filmava uma cena em uma cachoeira de 170 pés (de acordo com o conversor, equivale a mais ou menos 50 metros), uma vaca de verdade que estava tentando atravessar por cima das cataratas acabou caindo no rio em baixo. Ela emergiu viva e atordoada, batendo ao longo das rochas perto da margem. Todos estavam certos de que a vaca tinha morrido. Depois que um homem local nadou no rio e acalmou a vaca, ela saiu da água e começou a comer a relva como se nada tivesse acontecido.


Quem assistiu A paixão de Cristo sabe que Mel Gibson não poupa ninguém e nem sangue, mas não deixem de assistir por causa disso, não chega a ser tão agonizante quanto. Eu acho que ficou tudo bem distribuído, nada demais, nada de menos. E o mais impressionante de tudo é que a maioria dos atores, incluindo o protagonista, nunca tinham atuado, e eles estão super naturais no filme. 
A preparação não deve ter sido fácil, principalmente porque além de nunca terem atuado, tiveram que aprender um novo idioma especialmente para o filme.

O filme é supostamente inspirado pelo texto do Popol Vuh, às vezes chamado de Bíblia maia, e descrições dos missionários espanhóis sobre os Maias

Jaguar Paw e seu raptor
Para aqueles que só gostam de assistir filme dublado (minha cara de paisagem pra vocês haha), como já mencionado no incio do post, no filme é falado em Yucatec e portanto não há dublagem, o que iria descaracterizar o filme.


Isso é tudo pessoal! Espero que gostem ;)
Não esqueçam de deixar o seu comentário sobre o filme ou sobre a coluna. Um ótimo domingo e até a próxima!

1 comentários:

  1. "Para aqueles que só gostam de assistir filme dublado (minha cara de paisagem pra vocês haha)" EXATAMENTE hahahaha
    Não sou uma grande fã do Mel Gibson, mas a questão histórica do roteiro me pegou, ainda mais essa história dos povos das Américas que é tão pouco explorada pelo cinema. Assistirei com certeza!

    ResponderExcluir

Comente aqui