domingo, 21 de junho de 2015

Clube do filme: Testament of Youth

Olá pessoas! Mais um domingo, mais uma indicação =)

A indicação de hoje é o filme Testament of Youth (ainda sem previsão para lançamento no Brasil), é um drama britânico do ano passado. Foi lançado primeiramente no London Film Festival, em 14 de outubro de 2014, e aos poucos vem sendo lançado ao redor do mundo. Provavelmente não chegará aos cinemas brasileiros, o que é uma pena, mas nem assim impede que nós tenhamos a oportunidade de assistir.


Testament of Youth (Testamento da juventude em tradução livre) é uma linda e trágica história que aborda o amor, a guerra, a perda e a lembrança. Ele é baseado no livro de memórias da Primeira Guerra Mundial de Vera Brittain, que se tornou um best-seller, anunciado como a voz de uma geração, e tornou-se um clássico testemunho da guerra, do ponto de vista de uma mulher.

O filme é protagonizado por Alicia Vikander (Ex Machina), Kit Harington (Game of Thrones) e Taron Egerton (Kingsman: Serviço Secreto), e dirigido por James Kent (The White Queen). 

Sinopse:
"A história começa na primavera eduardiana de 1914, com Vera Brittain (Alicia Vikander) - uma feminista jovem, de espírito livre e irreprimível - determinada a fazer os exames para ingressar na Universidade de Oxford, contra a vontade de seus pais conservadores. Ela é incentivada e inspirada por seu irmão e seus amigos, especialmente o brilhante Roland Leighton (Kit Harington), que compartilha do seu sonho de ser uma escritora. Mas suas esperanças para Oxford com Roland viram pó assim que a guerra é declarada, e todos os homens jovens começam a se alistar. O que se segue é uma história de elevado e urgente amor entre Vera e Roland.
Ela desiste de seu sonho de escrever e torna-se uma enfermeira, ficando cada vez mais perto do front, mais perto daqueles que lhe resta. Eventualmente cuidando de soldados alemães, o que a ajuda a reconhecer a futilidade da guerra e que não há nada de honroso nisso."


O filme segue a passagem de Vera pela guerra, e através de suas experiências de guerra, entendemos como ela passou a escrever uma das memórias que definem essa época, e que deu voz a uma geração perdida. 

A história de Vera abrange vastos temas - juventude, esperança, sonhos, amor, guerra, futilidade, e o sentido da vida nos tempos mais sombrios. É uma testemunha-chave da 1ª Guerra Mundial, que continua a ressoar porque é acima de tudo uma história pessoal de como uma pessoa enfrenta a guerra e a tragédia, e se ergue acima de tudo.


Muitos elementos do filme (tais como: os poemas de Roland, que são recitados ao longo do filme) são autênticos, e é fato que Testament of Youth é um verdadeiro depoimento de uma testemunha que da poder a sua história.

O filme também fala da sua luta para forjar uma carreira numa sociedade machista. Naquela época, as mulheres que estudavam, não eram vistas com bons olhos. Suas famílias não permitiam, pois temia que a moça não casasse. O que para Vera não era um problema, pois ela não fazia questão.


Assisti esse filme semana passada e... Bem, chorei haha. É uma história muito bonita, mas é de cortar o coração. 
Eu não estava esperando muito desse filme, não tinha visto nenhum trailer ou lido sinopse, confesso que assisti apenas por causa do Kit (meu Jon Snow <3). Eu gosto de assistir filmes sem saber o que esperar porque geralmente eles me surpreendem positivamente. 


Pra quem gosta de filmes de época ou ambientados nas grandes guerras ou baseado em fatos reais, vai gostar desse filme. Na verdade vai amar! Entrou para a minha lista de favoritos. 
Tem uma fotografia maravilhosa (me apaixonei), atuações muito boas e convincentes e um roteiro que flui muito bem. É um filme poético, sem ser piegas (minha opinião). Falando em poesia, as que são citadas ao longo do filme... <3 Ai gente, eu to apaixonada por esse filme.

"They want to forget you. They want me to forget, but I can't. I won't. This is my promise to you now. All of you."
 “Eles querem esquecer vocês. Eles querem que eu esqueça, mas eu não posso. Eu não vou. Essa é a minha promessa pra vocês agora. Pra todos vocês.”

Eu não podia  finalizar esse post de outra maneira, essa citação no final é uma declaração linda, me arrepio toda vez que escuto.

Trailer legendado e com ótima qualidade pra vocês conferirem mais um pouquinho ;)


Isso é tudo pessoal! Espero que gostem da dica ;)
Não esqueçam de dizer o que acharam da indicação, se já viu, se não viu, se quer ver... Me contem! 

Até a próxima!
Ah e bom São João para todos!

3 comentários:

  1. Eu a-mei esse filme! Ele reune várias coisas que eu adoro, dramas, histórias ambientadas nas grandes guerras e o Kit Harignton <3
    Muuito obrigada pela indicação! *_*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o filme, traz uma reflexão profunda sobre as consequências aterradoras de uma guerra. Indiquei no meu rupo do face sobre literatura e cinema.

    ResponderExcluir

Comente aqui