domingo, 31 de maio de 2015

Dica do domingo: O clube dos cinco

Em fevereiro desse ano, o filme americano O clube dos cinco(original: The breakfast club), dirigido por John Hughes(1950-2009), fez 30 anos desde a sua primeira exibição. Eu não escolhi indicar esse filme apenas por isso. Assisti o filme pela primeira vez semana passada e amei, o filme é ótimo! Como dizem, matei dois coelhos com uma cajadada só(jamais faria isso, ditado estupido hahaha). 
Para alguns o filme pode parecer um pouco parado, pois o cenário é, em sua maior parte, o mesmo e a maior parte é só diálogo. Mas eu não sei como alguém acharia esse filme parado(me diverti horrores com o Bender haha). Os personagens estão ativos o tempo todo(exceto na cena em que eles cochilam na sala, mas não vem ao caso) e aprontando mesmo sem poder.

Bem, vamos a sinopse:
"Os cinco estudantes, que parecem ter nada em comum à primeira vista, se reúnem na biblioteca da escola, onde são vigiados e ordenados a não falar ou se mover de seus lugares, pelo diretor Richard Vernon (Paul Gleason), onde devem permanecer por um período de oito horas e 54 minutos. Ele manda os alunos escreverem uma redação de 1.000 palavras (em que cada aluno deverá escrever sobre "quem você pensa que é"). John Bender (Judd Nelson), que tem uma relação particularmente negativa com o Sr. Vernon, ignora as regras e maltrata os outros estudantes; zombando de Brian Johnson (Anthony Michael Hall) e Claire Standish (Molly Ringwald). Allison Reynolds (Ally Sheedy), permanece estranhamente quieta.
Os alunos passam as horas em uma variedade de maneiras. Aos poucos, eles se abrem uns com os outros e revelam seus segredos internos. Eles também descobrem que todos eles têm relações tensas com os pais e têm medo de cometer os mesmos erros que os adultos à sua volta. No entanto, apesar dessas amizades em desenvolvimento os alunos estão com medo que uma vez que a detenção acabe, eles retornarão a seus problemas antigos.
A pedido e do consenso entre os alunos, Brian é convidado a escrever o texto pedido pelo Sr. Vernon. Brian faz isso, mas ao invés de escrever sobre o tema real, ele escreve uma carta muito motivadora que é, em essência, o ponto principal da história. Ele assina o ensaio como "The Breakfast Club"."



Você pode nunca ter ouvido falar desse filme, mas com certeza já ouviu a música "Don't you forget about me", sucesso da banda Simple Minds e principal música da trilha sonora. É algo automático, ouve a música e lembra do filme. E se você nunca ouviu essa música, então não sei de que planeta você é hahahaha brinks! Se você assistiu o filme A escolha perfeita(Pitch perfect), com certeza ouviu essa música sendo cantada pelas Barden Bellas no final do filme(apenas um trecho) e também a protagonista, que nunca tinha visto o filme, foi "apresentada" a ele por um amigo(aka paquera). O filme com certeza deve ter sido citado em outros filmes, mas no momento só me recordo desse porque foi recente. 

Eu sempre tenho uma cena favorita, mas é claro que não vou contar(no spoilers), vou dar uma pista haha a cena é com o Bender(seria novidade se não fosse haha), uma cena em que ele está se escondendo. Quem já assistiu vai saber com certeza. Essa cena é bem engraçada!


Na época, dos protagonistas, apenas Hall e Ringwald(Brian e Claire) eram adolescentes, com 17 anos(parece que os dois namoraram de verdade por um tempo). Estevez e Sheedy(Andrew e Allison) tinham 23 anos e Nelson(Bender) tinha 26 - ninguém diz, mas enfim. Durante a preparação para o filme eles foram disfarçados para os colégios. Ally Sheedy foi a primeira a "entrar no personagem" quando desistiu de ir aos colégios. Nelson foi mandado para a sala do diretor(sempre bad boy lol), mas não foi por causa de nenhuma confusão, apenas por não encontrar a sala de aula, o que não deixa de combinar com seu personagem hahaha.

Uma das cenas que foram improvisadas
As filmagens começaram em 28 de março de 1984(eu nasci quase 10 anos depois haha) e terminou em maio do mesmo ano, pouco menos de dois meses :O Geralmente não se vê isso, e para a época então. 
Foram mais de 60 mil metros de filme(consegue imaginar? Não? Nem eu, mas parece muito hahahaha). Isso aconteceu porque o diretor John Hughes deixou os atores a vontade para improvisar, o que permitiu que os eles pudessem de fato viver os seus personagens.

O filme se passou na cidade fictícia de Shermer, em Illinois, mas foi filmado em Rosemont, no mesmo estado. Eles usaram um colégio de verdade para filmar as cenas, colégio esse que também foi utilizado em algumas cenas do filme Curtindo a vida adoidado(Ferris Bueller's day off) que também foi dirigido por John Hughes.



E para aqueles curiosos, como eu, que querem saber como os atores estão após 30 anos, aqui está!


Judd Nelson - John Bender

Emilio Estevez - Andrew Clark

Ally Sheedy - Allison Reynolds

Molly Ringwald - Claire Standish

Anthony Michael Hall - Brian Johnson

Aqui está também um trailer, legendado, para vocês conferirem :D Desculpem a qualidade, mas foi o melhor que achei com legenda.


Enfim, está sem nada pra fazer ou tem o que fazer, mas a preguiça domina? hahaha Dá uma conferida no filme. É bom, engraçado e nos faz lembrar da nossa época de escola(por favor lembrem só dos bons momentos hahaha). Espero que gostem da minha dica para esse domingo. E claro, não esqueçam de comentar o que acharam do filme ;) Até sexta!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. EU AMO ESSE FILME😱😱😱
    Um filme que marcou minha adolescência!!
    Ótima dica e super recomendo 😊

    ResponderExcluir
  3. Don't you forget about me. Don't, don't, don't, don't <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Won't you come see about me
      I'll be alone dancing, you know it, baby
      Tell me your troubles and doubts
      Giving me everything inside and out...

      Excluir

Comente aqui